01 de OUT

De volta ao passado, eu testei a Ello

0

CATEGORIA: Mídias Socias

Não, não é por conta do design, minimalista ao extremo, que chega a não ter graça. Me remeteu ao orkut (aquele que acabou ontem), quando me deparei desesperado atrás de um convite para testar a rede social.

Demorei algumas horas até entender todo o funcionamento da rede e vou ir direto ao ponto: a rede peca ao abarcar conceitos contemporâneos de design e não se preocupar com a experiência final, de navegabilidade, do usuário. Você parou para reparar quantos pontos negativos existem na Ello? Podemos começar com os links, que são dispostos em ícones e quando passamos o mouse em cima, como mágica, viram texto, mudam a área clicável e confundem o usuário. Podemos citar também a confusão de Friends e Noise, que parecem ser duas categorias para amigos, mas entregam experiências de feed diferentes e, convenhamos, noise não parece ser a palavra correta para este ambiente.

Por falar em feed, muitas postagens não aparecem após serem postadas. Quando clicamos para excluir um post, ele simplismente ignora a ação, excluindo depois de horas. A catalogação dos usuários na pesquisa do site é demorada, o que dificulta encontrar seus amigos. 

É claro que a proposta é bacana. Somos ad-free, diz a Ello. Ok. Mas isso não basta. Empresas não se sustentam sem ter uma fonte de renda e esse será o grande desafio deste projeto que promete ser inovador. Pensemos: quem vai pagar designer, programador, servidor de hospedagem, suporte, etc? Por aí você tira uma base do quão complicada e até controversa é esta proposta. Segundo a própria Ello, a rede social vai vender funcionalidades extras. Uma versão de assinatura premium, pode ser. Mas se não me engano, a Path já tentou fazer isso!

Voltando aos convites, o grande diferencial de garimpar um convite para o Orkut e um para a Ello foi que, desta vez, a internet nos proporcionou conhecer o site Ello Invite, que através de robôs nos concede convites para a nova rede social.

Em suma, retomo um post que fiz na própria Ello:

"As vezes a acho como um Twitter, prematuro, mal acabado. As vezes acho que parece um Tumblr, com imagens ao estilo Instagram e painel — em noise— estilo pins do Pinterest. As vezes vejo potência.
É óbvio que ela é um viral. Usou os moldes da Google e se tornou viral. O bom da internet hoje é que ela possibilita a existência do site Ello Invite, que disponibiliza convites a quem quiser.
Por hora o Twitter continua sendo minha rede social preferida, a publicidade não me incomoda por lá! Continuarei testando. Go Ello."


E o engraçado ao final deste post é que repasso meu perfil da Ello. Talvez eu também seja um pouco controverso, ou isso seja o grande segredo. Me siga por lá » @cassioaguiar.

Cássio Aguiar | Analista de Mídias Socias | WP8 Agência Digital
 » Twitter | Facebook | Medium | Instagram | Vine « 

<< VOLTAR
0

COMENTÁRIOS

BUSCA POR TAG

BOLETIM SEMANAL

CADASTRAR

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

(55)3217-4816  |  [email protected]  |  WWW.WP8.COM.BR