26 de MAR

As 7 tendências da mídia, no Brasil

0

CATEGORIA: Marketing

Para ajudar anunciantes e profissionais da mídia e de Marketing em suas campanhas futuras, veja, abaixo, um breve resumo dos principais acontecimentos recentes no mercado de mídia brasileiro.

1. Circulação de jornais não para de crescer
De acordo com o Instituto Verificador de Circulação, a circulação de jornais no Brasil aumentou 1,8% em 2012. A circulação média diária de jornais no Brasil em 2012 foi de 4,5 milhões de cópias, um novo recorde.

2. O Brasil tem 94 milhões de internautas — e terá mais 22 milhões brevemente
Segundo o IBOPE, o Brasil alcançou essa marca em novembro de 2012. O número é bastante superior aos 83 milhões divulgados anteriormente pelo IBOPE ou aos 85 milhões estimados pela comScore. Isso porque essa contagem de usuários de internet no Brasil inclui crianças de 2 a 15 anos. De qualquer maneira, o Brasil deverá alcançar 100 milhões de usuários de internet em 2013: um estudo realizado pelo Search Laboratory estima que neste ano o Brasil ganhará 22 milhões de novos internautas.

3. O Brasil tem 261 milhões de linhas móveis
De acordo com a Anatel, o Brasil tinha 261 milhões de linhas móveis ativas no final de 2012, um aumento de 8% em relação a 2011. Em geral, a agência informa que atualmente o Brasil tem uma penetração de telefonia móvel de 132%. Um número crescente desses aparelhos são smartphones: na verdade, estima-se que mais de 21 milhões de smartphones serão vendidos no Brasil em 2013.

4. Tempo em frente à TV e número de assinantes de TV paga aumentam
Segundo o IBOPE, os brasileiros assistiram 3 minutos a mais de TV em 2012 do que em 2011 e, de um modo geral, passaram 23 minutos a mais assistindo à TV do que há cinco anos. O consumo médio de televisão no Brasil é de 5 horas e 32 minutos por dia. Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que, no final de 2012, 16,2 milhões de domicílios no Brasil assinavam algum serviço de TV paga, um crescimento de 27%. Como o número médio de pessoas por domicílio no país é de 3,3, isso significa que a TV por assinatura tem uma audiência de 53,4 milhões de pessoas no Brasil.

5. As mulheres representam maioria do público leitor de revistas
Um estudo realizado em 2012 pelo Target Group Index, do IBOPE Media, mostrou que o público leitor de revista é composto principalmente por mulheres (61%) e pessoas da classe AB. Além disso, Brasília e Belo Horizonte registram o maior número de leitores de revista nos últimos sete dias (37%). Em todo o Brasil, 31% dos brasileiros leram alguma revista nos últimos sete dias, segundo o estudo. Além disso, 57% do público leitor de revista consumiram cinco ou seis outras formas de mídia nos últimos sete dias. Entre outras atividades relevantes dos leitores de revistas no Brasil, podemos citar as seguintes:
Acessar redes sociais (54%)
Ler notícias com frequência (45%)
Atuar como “campeões”, escrevendo resenhas de produtos para convencer outras pessoas (27%)

6. O Brasil é líder de crescimento do Facebook em todo o mundo
Um estudo da SocialBakers revela que 30 milhões de brasileiros aderiram ao Facebook em 2012 — o maior aumento em qualquer país do mundo. A Índia ficou em segundo lugar com 21 milhões e o Japão foi o terceiro, com 11 milhões. Além disso, os brasileiros são um dos que mais acessam o Facebook. Em média, cada usuário brasileiro do Facebook passa 535 minutos por mês no site, 208% a mais de tempo que em 2011.

7. Uso de mídia cruzada é mais comum do que nunca no Brasil
Um estudo conduzido pela E.Life em 2012 mostrou que 50% dos usuários de internet no Brasil assistem à TV enquanto acessam redes sociais. Um estudo de 2012 realizado pelo IBOPE revelou que 43% dos brasileiros assistem à televisão e usam redes sociais simultaneamente e que 29% comentam o que estão assistindo nessas redes. Um terceiro estudo, elaborado pelo Ericcson Consumer Lab, apontou que 73% dos brasileiros assistem à TV e acessam redes sociais ao mesmo tempo.
Contudo, televisão e redes sociais não são as únicas mídias que os brasileiros consomem simultaneamente. Estudo do Target Group Index mostrou que 22% dos brasileiros assistem à TV e leem jornal ao mesmo tempo e 17% escutam a rádio enquanto acessam a internet.

Fonte: Brasil Link USA

<< VOLTAR
0

COMENTÁRIOS

BUSCA POR TAG

BOLETIM SEMANAL

CADASTRAR

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

(55)3217-4816  |  [email protected]  |  WWW.WP8.COM.BR